sexta-feira, 18 de julho de 2014

A tecnologia provocou impactos importantes no local de trabalho

Substituir um homem por uma máquina, é possível realizar uma mesma atividaAo de de forma muito mais eficiente. Essa eficiência decorre da capacidade das máquinas de executar tarefas com maior qualidade, quantidade e, principalmente, menor custo.  E é isso  os empreendedores vem fazendo, trocando homens por máquinas, com isso aumentam sua rendas e menos custos.
Lawrence Katz (Universidade de Harvard, economia) e Robert Margo (Universidade de Boston, economia) fizeram uma investigação histórica sobre a relação entre as qualificações dos trabalhadores e as vagas de novas tecnologias para poder quantificar esses efeitos. A hipótese tradicionalmente aceite era que no século XIX, com a revolução industrial, a evolução tecnológica teria favorecido o emprego de trabalhadores menos qualificados como operadores dos equipamentos, ao contrário do que se teria passado a partir desse período. Mas os autores tiram a conclusão contrária: apesar do desaparecimento dos artesãos (qualificados) com a industrialização, foram sendo necessários outros trabalhadores qualificados, além dos operadores das máquinas, para serem afectos a funções mais sofisticadas fora da linha de produção, o que conduziu a um importante e persistente aumento de emprego qualificado. Essa seria a base histórica da criação do que se veio a chamar mais recentemente de “classe média”, nos EUA e noutros países.

A tecnologia provocou impactos importantes no local de trabalho, sendo que o mais evidente foi a automação de muitos empregos, resultando em dispensas em alta escala e em problemas de desemprego aparentemente insolúveis. Outro impacto que a tecnologia provocou foi o aumento na capacidade de controlar e monitorar o modo como o trabalho é realizado. O computador pode agora rastrear mais intimamente os custos, as performances, o tempo e a lucrabilidade das diversas formas de trabalho. A globalização provocou e vem provocando desemprego, mas por outro lado,trouxe e vem trazendo uma maior conscientização do consumidor, aumento da concorrência, redução dos custos, maior qualidade dos produtos e serviços, ganho de competitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário